Muita gente acha que a fita adesiva se resume ao fechamento de caixas ou para o conserto de papéis e páginas que foram rasgadas.
É verdade que elas são excelentes opções para essas ações, onde dificilmente não exista em alguma casa um rolo de fita para atender as emergências do dia a dia.
Além disso, nas lojas, áreas de logística e transportadoras, esse material precisa estar sempre a disposição, pois contribui para a segurança e fechamento de pacotes e caixas que precisam ser entregues a seus destinatários.
No entanto, elas também contribuem com outras tarefas e fazem parte do dia a dia de muitas operações.
Para isso, muitos modelos foram desenvolvidos, atendendo as mais diversas demandas e contribuindo para facilitar muitas atividades.
Elas atualmente são utilizadas para:
- prender,
- colar,
- proteger,
- segurar,
- decorar,
- demarcar,
- revestir,
- remendar, etc.
O mais interessante, é que existem modelos para cada ação citada, cumprindo com o seu papel e garantindo qualidade em cada um desses processos.
Neste post, apresentaremos 6 diferentes modelos de fita adesiva, para que servem e suas características. Continue lendo e conheça detalhes a esse respeito!
A importância de ter uma diversidade de modelos de fita adesiva
Como vimos, são diversos os tipos de fita adesiva, cada qual voltado a atender a necessidades específicas e colaborar com o dia a dia das diversas operações.
Para isso, as composições e materiais utilizados no seu processo de fabricação são distintos, atendendo aos mais diversos objetivos com qualidade e eficiência.
Enquanto algumas fitas têm o seu ponto forte na proteção de materiais, outras servem para sinalização ou ainda para fechar caixas ou decorar ambientes.
Os principais tipos de fita adesiva
Vamos conhecer os principais tipos de fita adesiva encontrada no mercado e quais são as suas aplicações:
Fita dupla-face
A fita dupla-face é aquela que possui a propriedade adesiva dos dois lados do material.
Ela é uma ótima opção para a fixação de um quadro na parede, quando não se deseja utilizar prego e realizar furos.
Existem diversos tipos dessas fitas, voltadas a suportar pesos diferenciados, portanto, é necessário verificar que tipo de material deseja-se fixar.
Além disso, ela também é uma ótima opção para:
- pendurar espelhos,
- fixar painéis,
- montar ou fazer emendas em objetos de plástico, vidro ou alumínio,
- colagem de cartazes.
Silver tape
A silver tape possui uma camada externa de filme de polietileno e o seu adesivo utiliza a borracha como base.
Possuindo uma adesão bastante forte, ela é ideal para resistir à água e abrasão, portanto, pode ser utilizada para diversos fins, tais como:
- vedação de vazamentos em canos e tubulações,
- colocação de carpetes,
- remendo de roupas de mergulho,
- marcador e delimitador de áreas,
- revestimento de cabos,
- isolamento térmico,
- reparos em materiais náuticos,
- montagem de palcos e cenários.
Um fato curioso é que essa fita foi criada durante a Segunda Guerra Mundial, para proteger e evitar que armamentos ficassem sujeitos a falhas em função da água da chuva ou de travessias em locais pantanosos e rios.
A idealização dessa fita surgiu através da norte-americana Vesta Stoudt, que trabalhava em uma fábrica de armamento no setor de embalagem de munições.
Fita isolante
Uma fita adesiva voltada a serviços que necessitam de extrema segurança é a isolante.
Usada em todo o mundo para cobrir e isolar fios e itens elétricos, ela é fundamental para que acidentes sejam evitados, utilizando materiais que não conduzem eletricidade.
Bastante comum na cor preta, ela também é encontrada em outras tonalidades, servindo como indicador para os profissionais da área, como, por exemplo:
- azul-claro - condutor neutro,
- verde - condutor de proteção ou aterramento,
- vermelho, branco e amarelo - condutores de fases.
Fita crepe
A fita crepe é perfeita para ser utilizada na fixação de trabalhos escolares, cartazes, empacotamentos leves e até mesmo em mascaramento de pinturas industriais.
Sua composição é de papel crepado, possuindo o adesivo à base de resina e borracha.
Uma das características dessa fita está na facilidade com que pode ser cortada, não necessitando de tesoura. Ela é facilmente rasgada com as mãos.
Fita para embalagem
Como o próprio nome deixa claro, essa é a fita ideal para o fechamento de embalagens.
Normalmente, ela tem a cor marrom ou é transparente, possuindo uma alta resistência e durabilidade, portanto, perfeita para o fechamento de caixas, envelopes e pacotes que viajarão para chegar ao seu destinatário.
Uma excelente ideia para as empresas é imprimir a logomarca na fita, valorizando o processo e aproveitando sempre a oportunidade para divulgar sua marca.
Outra opção é usá-la para envolver produtos em forma de grupos, quando ficarão unidos até o momento que a fita seja rompida.
O rompimento também é simples, podendo ocorrer com o uso de uma tesoura, faca ou estilete.
Fita adesiva
Por fim, chegamos ao formato que dá a origem a todas as outras fitas citadas anteriormente.
Trata-se da fita adesiva, a mais conhecida de todas e que serve para unir papéis, consertar folhas de revistas e livros rasgados e é uma excelente opção para as mais diversas atividades do dia a dia.
Elas são fabricadas em variados tamanhos e normalmente são transparentes, porém, existem também em outras tonalidades, como:
- fosca,
- brilhante,
- colorida.
Como se observa, não faltam opções no mercado para atender a sua demanda, bastando apenas que você escolha a opção correta para resolver com qualidade a sua necessidade.
Agora que você sabe mais sobre esse assunto e busca por soluções de qualidade, acesse nosso site e conheça os produtos da Kladi, uma indústria especializada no assunto e que está pronta para atender de forma personalizada a sua empresa!