Embalar uma encomenda corretamente é uma obrigação do fornecedor, pois muitos problemas podem ser observados quando essa simples, porém importante tarefa, não é realizada com cuidado.
Produtos mal embalados podem ser:
- devolvidos pelo cliente,
- danificados,
- furtados.
Como consequência: prejuízos financeiros, desgastes com transportadores e acima de tudo a insatisfação dos clientes.
O crescimento dos negócios digitais modificou radicalmente a forma de entrega dos produtos a milhões de clientes espalhados por todo o Brasil.
Os novos hábitos do consumidor voltaram-se a compras digitais, onde os pedidos são entregues em suas residências, um fato que modificou drasticamente os processos logísticos de muitas empresas.
Para se ter ideia, de acordo com uma pesquisa realizada pela empresa Retail X, o Brasil foi o país da América Latina que obteve o maior crescimento nos negócios do varejo digital no ano de 2022.
Como resultado dessas operações, mais embalagens circulam em caminhões e aviões por todo o país.
Diante dessa realidade, é fundamental o processo que envolve embalar uma encomenda corretamente, pois qualquer falha nessa tarefa pode causar problemas no transporte e entrega das mercadorias.
Neste post, apresentaremos detalhes a esse respeito. Continue lendo e saiba mais sobre esse importante assunto!
A importância da embalagem para o frete
Possivelmente, você já deve ter tido alguma experiência onde a embalagem de uma mercadoria estava violada.
Essa situação causa bastante desconforto, pois a primeira ideia que surge é que alguém mexeu na sua encomenda, motivo suficiente para devolver a mercadoria e solicitar a sua substituição.
Além disso, fica sempre uma má impressão do fornecedor, pois a segunda hipótese envolve a falta de cuidado e de qualidade no fechamento da embalagem, o que também acaba prejudicando os negócios e a imagem da marca.
O fato é que a embalagem de qualidade é fundamental para o sucesso da operação e todos os cuidados na sua preparação precisam ser tomados para que os produtos cheguem ao seu destino com segurança e da maneira adequada.
Como embalar uma encomenda corretamente?
Embalar uma encomenda é um processo simples que pode comprometer toda a operação, quando não realizada da forma correta.
Diferente do que muitos pensam, não basta colocar os produtos em uma caixa, endereçar e solicitar a coleta para a transportadora.
Os três processos existem, porém, precisam ser feitos com cuidado e atenção, portanto, vamos às etapas:
Separe os materiais
O primeiro passo para embalar uma encomenda da forma correta é contar com os materiais necessários para a realização dessa tarefa, portanto separe:
- caixa de papelão,
- rolo de papel kraft,
- plástico-bolha,
- fita adesiva.
O rolo de papel kraft será utilizado para envolver a mercadoria, protegendo-a e evitando que fique solta.
O plástico-bolha é uma excelente alternativa para proteger materiais sensíveis, portanto, eles devem ser utilizados para evitar choques internos das mercadorias e proteger os materiais quando do manuseio na coleta, transporte e entrega da encomenda.
Escolha a embalagem correta
A caixa de papelão é normalmente a melhor opção de embalagem e a mais comumente utilizada pelas empresas.
Essa escolha apropriada da caixa precisa corresponder ao tamanho das mercadorias que necessitam ser despachadas.
Caixas que ultrapassam muito o tamanho das mercadorias precisarão de muito material de apoio para que o produto não fique deslizando em seu interior e possa sofrer algum dano, portanto, não são recomendáveis.
Caixa muito justas também não devem ser usadas, pois os choques da própria embalagem podem quebrar a mercadoria que está sendo transportada.
Feche a caixa com fita
Acomode o material no interior da caixa e faça a proteção para que não se choquem com outros que ocuparão a mesma embalagem (utilize papel, jornais, espumas, plástico-bolha). Então, é hora de fechá-la e lacrá-la.
Para isso, use fita adesiva larga, preferencialmente personalizada, onde a sua marca estará estampada e dará um contraste interessante na caixa em que será aplicada.
Passe a fita personalizada para o fechamento da caixa e após esse processo, reforce-a passando outra transparente, especialmente sobre aquelas que fecharam as abas de baixo.
Essa ação é importante, pois é comum que algumas embalagens sejam fabricadas a partir de material reciclado, onde normalmente existe o excesso de soda em sua composição.
A soda é uma substância que age diretamente na cola da fita adesiva, podendo causar o seu deslocamento e a abertura da parte inferior da caixa, portanto, vale a dica e o cuidado com esse detalhe.
Conte com a Kladi!
Talvez você tenha dúvida a respeito do uso de fitas personalizadas, imaginando valores inviáveis e uma difícil busca por fornecedores de qualidade. Para isso, conte com a Kladi.
Na Kladi, sua empresa pode adquirir fitas adesivas a partir de pequenas quantidades, ou seja, sua marca pode estar estampada nas caixas exatamente como fazem as grandes corporações.
Além disso, os preços são convidativos e a qualidade do material é a mesma daqueles que fornecemos às maiores empresas do país.
Agora que você já sabe dos cuidados necessários para embalar uma encomenda da forma correta, mas ainda tem dúvidas a respeito das fitas personalizadas, entre em contato conosco e obtenha mais detalhes a respeito do que podemos fazer por sua empresa!