Compreendendo o que são micras percebemos que elas exercem importante papel na resistência e na vida útil de uma embalagem, afinal, são as responsáveis por definir a espessura de um produto.
De modo geral, falando da indústria de embalagens plásticas, como sacolas, sacos de lixo, plástico bolha, fitas adesivas e filmes entre outros itens, na grande maioria das vezes quanto maior for a micragem desses produtos, mais resistentes eles serão.
Da mesma forma que quanto mais elevada for a presença de micras em um material, necessariamente, maior será a sua espessura.
Tratando de embalagem e proteção, há sempre a necessidade de considerar essa medida na hora de escolher um produto, afinal, um filme ou uma sacola, sem a devida resistência, podem comprometer o material que estão protegendo.
Ficou interessado em saber o que são micras e a importância dela no universo do plástico para embalagens? Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto.
O que são micras?
Se formos recorrer ao tradicional dicionário para pesquisarmos o que são micras, encontraremos a definição de que uma micra é uma unidade de medida de comprimento correspondente a um milionésimo de metro. Também pode ser a milésima parte do milímetro.
Ou seja, você divide o metro em um milhão de partes, ou um milímetro em mil, e cada uma dessas microdivisões recebe o nome de micra.
Além de ser uma unidade de medida, ela também é definida como o plural de mícron, que por sua vez significa micragem ou micrômetro. Todas essas nomenclaturas são representadas pelo símbolo (µm), que conforme tabela equivale a 0,001 milímetro.
Para alguns segmentos da indústria do plástico, como no ramo de fitas adesivas, lonas, filmes, sacos de lixo, plástico bolha e sacolas para embalagens e entre outros produtos, a micragem é uma medida que está diretamente relacionada à espessura do material.
Quer entender melhor o que são micras?
Visualize um grão de areia, cada minúsculo grânulo tem entre 200 a 500 mícrons de espessura. Agora pegue um fio do seu cabelo, ele tem cerca de 75 micras de largura. Ambos os exemplos são palpáveis e vistos a olho nu, mas nem sempre isso é possível.
Importante frisar que todo material que possui uma medida de micragem inferior a 45 mícrons é invisível aos olhos humanos, podendo ser visto apenas com ajuda microscópica.
As células vermelhas do nosso sangue, por exemplo, tem apenas 8 micras e podem ser analisadas apenas por meio de equipamentos.
Como as micras influenciam na escolha da embalagem?
Compreendendo o que são micras, é hora de saber como essa medida influencia na escolha da embalagem, afinal, a baixa ou alta presença de mícrons em uma fórmula impacta na espessura, resistência e vida útil do material.
Uma sacola plástica, por exemplo, pode ser definida como fina, média ou grossa a partir da micragem, o mesmo acontece com a fita adesiva.
Repetimos que quanto mais alto for o valor da micragem:
- mais larga será a espessura de uma bolsa, do filme, da lona, do plástico bolha,
- mais resistente será a sua embalagem,
- você terá um material que oferece maior proteção.
Os diferentes tipos de plástico bolha são exemplos bem fáceis de compreender o que são micras, a presença delas no material, a influência da micragem na embalagem e, claro, a capacidade de proteção do produto:
Entre os tipos de plásticos bolhas disponíveis no mercado, destacamos:
- plástico bolha 1: sua micragem é 30, ideal para proteção leve,
- bolha 2: tem 45 micras, plástico recomendado para oferecer proteção média,
- bolha 3: com 60, 70 ou 80 micras, produto usado para proteção pesada.
Já as tradicionais sacolas de supermercado, na maioria das vezes, utilizam espessuras que variam entre 0,02 micras até 0,04 micras. Por isso, são super finas e pouco resistentes.
Qual a diferença entre micragem real e de mercado?
Tão importante quanto saber o que são micras é entender que em um produto existe a micragem real e a de mercado.
A real é sobre tudo que conversamos, é criada como referência de espessura e está associada às características e qualidade de proteção do material.
Já a micragem de mercado está diretamente relacionada ao peso do produto, por isso não deve ser utilizada na hora de escolher a embalagem certa para a sua necessidade.
O mercado dispõe de equipamentos que identificam a espessura de uma partícula por meio de raios lazer e existem também medidores específicos para essa finalidade, como o micrômetro.
Atualmente, boa parte dos fabricantes, em especial do mercado da embalagem, informam para os seus clientes todas as características dos seus produtos, incluindo na descrição a espessura/micragem.
Voltamos a lembrar que a presença dessa unidade de medida é fator determinante para a espessura e resistência da sua embalagem, já que quanto maior a micragem real, melhor será a proteção oferecida aos materiais que ela envolve.
Conheça as soluções da Kladi!
Agora você sabe o que são micras e percebeu que essa medida tem grande impacto quando o assunto é proteção.
Seja na paletização de mercadorias ou para embalar roupas, alimentos, eletrônicos, brinquedos e outros produtos, bem como envelopamentos de móveis de forma geral, a espessura e a resistência da embalagem que vai proteger esses materiais são fatores determinantes.
Por isso, convidamos você a conhecer as soluções da Kladi para a sua empresa.
Somos uma indústria de plásticos voltada principalmente à produção de fitas adesivas lisas e personalizadas, filme stretch para paletização e plástico bolha. Sempre oferecendo excelência em qualidade em nossos produtos.
Acesse nosso site e conheça nossas soluções personalizadas para atender a sua necessidade.