Fita gomada é a solução ideal para empresas que desejam garantir um condicionamento seguro da mercadoria e lacração total na hora do empacotamento.
De modo geral, podemos afirmar que todo produto precisa ser embalado adequadamente para chegar ao consumidor final, seja supermercado, loja ou distribuidor, intacto.
É certo também que toda embalagem que armazena e protege a mercadoria precisa ser devidamente lacrada para garantir que a mesma não sofra violações durante todo o processo logístico de embalamento, transporte, manuseio e entrega.
Por ser leve e não impactar no frete, o papelão é um dos materiais mais utilizados para o embalamento, empacotamento, armazenamento e transporte de variados tipos de produtos, no atacado e nas vendas industriais, inclusive para as exportações.
Anualmente, são produzidas em torno de 3 milhões de toneladas de papelão para embalar e proteger os mais variados produtos dos diversos segmentos.
Enquanto o papelão garante um condicionamento seguro da mercadoria, inclusive das que apresentam maior volume em peso, a fita gomada garante maior segurança contra as possíveis violações que as embalagens podem sofrer durante o seu transporte.
Quer saber mais sobre a fita gomada, conhecer suas características e quando ela deve ser usada pela sua empresa?
Continue a leitura!
O que é a fita gomada?
Como já dissemos, os diversos tipos e tamanhos de caixas de papelão estão entre as alternativas mais usadas para proteger a mercadoria durante o seu transporte.
A fita gomada pode ser definida como o produto indispensável na hora de fechar e lacrar caixas de papelão para evitar qualquer tipo de violação na embalagem.
Ela também é chamada de papel gomado e pode ser produzida em papel kraft natural ou no branco com gramatura de 80 gramas, contendo em uma das suas superfícies cola vegetal.
Por ser feita a partir do papel, ela aceita impressão, ou seja, você pode personalizar a sua fita gomada com orientações para o seu consumidor e até imprimir a sua logo.
O mercado disponibiliza a fita gomada com reforço ou não. Da mesma forma que ela pode ser personalizada ou sem impressão.
Quais são as principais características?
Entre as principais características da fita gomada, destacam-se:
- maior resistência comparada com outros tipos de tipo,
- melhor capacidade de aderência e fixação.
Essas características juntas garantem maior eficiência na hora de fechar e lacrar a caixa, protegendo a embalagem de rompimentos e violações.
O fato da fita gomada ser feita de papel também oferece outras vantagens, como, por exemplo:
- é um material atóxico,
- mais facilidade no uso, em especial na hora de desenrolar,
- pode ser aplicada manualmente,
- garante excelente custo x benefício.
Em especial, a fita gomada com reforço é produzida com filamentos de nylon distribuídos na face adesivada, conferindo maior resistência contra rompimento e rasgamento, resultando em maior proteção para a embalagem e a mercadoria que está no seu interior.
Fita gomada x empacotamento: qual a diferença?
Fita gomada e empacotamento se complementam.
Como já falamos, em uma linha produtiva praticamente toda mercadoria precisa ser embalada e para ser transportada ela deve ser devidamente empacotada.
Imagine que você tenha uma empresa que produz vinho. Cada lote produzido da bebida precisa ser devidamente embalado nas garrafas e em cada uma delas deverá conter toda a descrição do produto, exigida pelos órgãos controladores e fiscalizadores.
O empacotamento é o processo de armazenar o seu vinho já embalado, em um recipiente bem maior, para ser transportado. Geralmente, nessa hora, a indústria opta por caixas de papelão para proteger a mercadoria.
Como você percebeu na logística do transporte:
embalagem é essencial para proteger a mercadoria,
o empacotamento é fundamental para proteção e segurança da embalagem e da mercadoria.
Se você pesquisar nos serviços de reclamação, como o Reclame Aqui, perceberá que uma das questões mais frequentes reclamadas pelo consumidor é o recebimento de produto com a embalagem violada, comprometendo a integridade da mercadoria e a credibilidade da marca.
A fita gomada é o elemento indispensável na hora de vedar devidamente o papelão, protegendo a caixa e a mercadoria embalada que está sendo transportada, inclusive em longas distâncias e maiores períodos para entrega.
Quando utilizar esse produto?
De forma geral, a fita gomada é ideal para vedar e reforçar caixas de papelão para transportar mercadorias, que necessitam de maior cuidado e resistência extra à violação,
Ou seja, é essencial na hora de garantir a integridade da encomenda.
Em especial, ela é indispensável na hora do empacotamento, manuseio e transporte de caixas pesadas, que necessitam de segurança extra, sendo muito utilizado nos processos logísticos de exportação.
Pela sua alta capacidade de aderência, ela garante mais segurança contra qualquer tentativa de violação ou fraude desde a coleta até a entrega final da caixa.
Sem contar que ao optar por usar uma fita personalizada, com orientações para o consumidor, essa impressão confere segurança jurídica em casos de violação da embalagem, por exemplo.
Conheça a fita gomada da Kladi!
A fita gomada reforçada e personalizada é uma alternativa inteligente, prática e econômica para garantir maior proteção para a sua embalagem e sua mercadoria.
A Kladi produz a sua fita gomada com reforço e personalizada, com a possibilidade de impressão de até 3 cores.
O material tem excelente poder de fixação e nossa solução é especialmente destinada para dar maior resistência ao empacotamento de embalagens pesadas, lacre de caixas de papelão virgens ou recicladas e, consequentemente, garantir a satisfação do seu cliente.
Entre em contato conosco e conheça melhor nossas soluções.